Top 5 - Os melhores do ano parte #1

Essa frase combina tanto com o blog, linda linda.
Resolvi finalmente atualizar essa tag e pra aproveitar o clima de encerramento vou fazer dois posts, pra não deixar ninguém de fora. Esse Top vai ser diferente, vou dividir por categorias: melhores protagonistas, melhores mocinhos (porque eu leio poucos com protagonistas masculinos), melhores casais, melhores séries, melhores livros e melhores capas. Alguns livros vão aparecer em mais de uma categorias mas fazer o que né.

Atenção: Esse post contém spoilers de muitos livros, então não diga que eu não avisei ok!? Não vou listar porque são muitos mais creio que o único realmente explícito é do livro A casa de Hades (e não é o do Nico).

Melhores Protagonistas                                                                                                                           

1 - Sofia - Perdida
A Sofia vem em primeiro lugar principalmente por ser tão divertida. Ela foge daquele estilo típico de mocinha que nunca faz nada e só fica chorando, ela realmente corre atrás, briga, sapateia ela é realmente super decidida e uma protagonista fácil de amar. 

2 - Karou - Feita de Fumaça e Osso
Acho que todas as minhas protagonistas favoritas tem esse jeito independente de ser. A Karou é incrível, tanto que ela "conhece" o Akiva já em uma briga. Ela não é engraçada mas o jeito dela é interessante, e tenho que confessar que o cabelo, naturalmente, azul dela me conquistou.

3 - Suzannah - A Mediadora
A Suzannah entrou nessa lista totalmente por mérito próprio (tá o Jesse é lindo mas ainda estou no início do terceiro livro e eles ainda não são um casal). A pesar de ser um pouco inconsequente ela também é muito boa de briga e tem um senso de humor raro (alô Dunga, Soneca e Mestre).

4 - Clary - Os Instrumentos Mortais
A Clary é uma coitadinha, ela sofre até falar chega e eu ainda nem li todos os livros em! Mas eu gosto dela. Gosto de como ela não é totalmente independente mas mesmo assim não foge na hora da briga.

5 - Becky - Becky Bloom
A Becky é outra que me fez rir até chorar. Ela passa por cada situação mais absurda e com cada ideia mirabolante que é impossível não gostar dela, e, além de tudo, imagino ela super fashion.

Melhores Mocinhos                                                                                                                                 

1 - Aaron - Estilhaça-me
Também conhecido como Warner é o meu queridinho. Eu realmente amo um anti-herói e de todos ele conquistou meu coração. Ele tem um jeito decidido e altruísta de uma maneira muito louca que ele acaba se passando por vilão. Eu realmente amo a forma como a autora o construiu.

2 - Patch - Hush Hush
Outro que só se faz de mau mas que no fundo é suuuuper bonzinho. Tudo bem, o Patch tem a vantagem de não ser muito moralista, ok, ele está apaixonada e sim, ele provavelmente não é o melhor partido para a Nora, mas, não se meta em seu caminho porque ele não tem problemas em te dar uma boa surra se for preciso e eu admiro um mocinho assim viu.

3 - Maxon - A seleção
O Maxon é a personificação do esteriótipo príncipe encantado. A pesar de dar uns deslises em A Elite ele é super educado, fofo e cavaleiro, nada de anti-herói aqui.

4 - Lucas - Easy 
Ou como eu prefiro chamar LL é o típico garoto invisível e talentoso que se aproxima da garota popular por acaso e acaba se revelando o par perfeito. Ele é incrivelmente sensível e um desenhista muito talentoso, realmente me encantei pro ele.

5 - Jace - Os Instrumentos Mortais
Ai, o meu querido Jace. Fiquei super na dúvida entre ele e o Will, mas acho que ele merece entrar na lista porque como a Clary sofrimento é o que não falta pra ele. Mas gosto de como ele é inteligente e possessivo. No geral personagens (e pessoas) possessivos me tiram do sério, mas a forma como ele protege a Clary é diferente, chega a ser um pouco fofo, e os livros possuem cenas tão bem elaboradas mas ao mesmo tempo simples entre os dois que com certeza o Jace é um dos melhores mocinhos.


Melhores Casais                                                                                                                                      

1 - Annabeth e Percy - A casa de Hades
Eu sei, os dois estão de tre-lê-lê desde Ladrão de Raios e eles são oficialmente um casal (pra mim desde o labirinto, vaza Rachel) desde O Ultimo Olimpiano, mas foi só agora em A casa de Hades que eu realmente senti eles como um casal (claro eles nem tiveram chance de ser por causa da vaca da Hera/Juno e da Gaia e enfim). Acho que foi o ambiente super romântico em que eles estavam né, mas sério, toda a situação e principalmente a narrativa (em que cada um narra um) acabou contribuindo pra que pudéssemos ver o quanto eles se amam. (Antes de terminar tenho que citar o quase-casal melhor do ano: Leo e Calypso!)

2 - Emma e Dexter - Um Dia
Eles são mais amigos do que de fato um casal mas é aquela típica estória de que um completa o outro e tudo mais. Acho que esse livro é muito mais sobre desencontros do que qualquer outra coisa e acredite, a Em e o Dex sabem se desencontrar como ninguém.

3 - Poppy e Sam - Fiquei com seu número
A Poppy não entra na minha lista de protagonistas porque é muito insegura, mas já a relação dela com o Sam é tão divertida e eles aprendem tanto juntos que acaba sendo o casal mais fofo desse ano. A forma com que um muda a vida do outro, mesmo que sem querer, é tão bonitinha que eu realmente torci muito pra um final feliz bem Disney.

4 - Sofia e Ian - Perdida
Esses dois me fizeram gargalhar demais, eu sinceramente acho que nunca ri tanto como ri com esse casal. As diferenças culturais (e de épocas) geram momentos muito divertidos, mas todo aquele ar de romance bem no estilo Austen realmente faz esse casal o meu favorito. O Ian é um perfeito cavaleiro e a Sofia é a típica garota descolada e auto suficiente e essa mistura dá muito, muito certo e eu realmente quero outro livro com os dois.

5 - Suze e Jesse - A Mediadora 
Eles na verdade são um quase-casal pra mim porque, como eu já disse, estou no terceiro volume. Mas o jeito do Jesse de chamá-la de hermosa já deixa muito claro pra mim que os dois vão sim ficar juntos (e os spoilers que eu procurei né). Essa aqui é outra combinação garota-descolada-do-nosso-século com o cara lindo-e-perfeito-uns-cem-anos-mais-velho mas o Jesse é diferente do Ian (ele está um século na frente pelo que sei) principalmente porque tem aquele jeitão de cavalheiro do velho oeste. A Suze também é engraçada mas o humor dela é mais negro e as personalidades dos dois são tão distintas que pra mim formam uma combinação perfeita.

É isso por enquanto. Vocês concordam comigo? Enfim, acho que esse Top pode ser de muita utilidade pra quem está procurando indicações (principalmente de livros que possuem boas brigas, percebi escrevendo que eu sou uma leitora um pouquinho violenta).


Ana Marques

Um comentário:

  1. Tambem adoro a Becky, assim como Sofia e Ian!
    Agora que comecei a serie Percy Jackson, mas ja sei que vou adorar Percy e Annabeth ;D
    Adorei seu post!
    beijao

    wesaysomething.blogspot.com

    ResponderExcluir