Um Kobo em minha vida


Eu resolvi escrever sobre uma das melhores coisas que já comprei na minha vida: meu eReader da Kobo! (Não quero influenciar ninguém a comprar o da Kobo, até porque nunca usei um Kindle, minha intenção é só tirar algumas dúvidas).

Bom eu escolhi fotografar com a capa de Guerra dos tronos pra já falar sobre a primeira vantagem de ter um reader, é muito prático. Esse volume específico de As crônicas de Gelo e Fogo possui 592 páginas (aqui está marcando mais de 800 mas isso é por causa da fonte) e deve ser muito difícil de ler. Acho que um dos motivos de muita gente demorar tanto na leitura é a dificuldade de carregar o livro por ai. Eu li em uma semana, mas em cada segundinho livre que surgia eu estava lendo. 

Eu no início havia comprado um Kobo Touch o que não adiantava muito a minha vida porque ele não possui luz interna, então acabei devolvendo, pagando a diferença e comprando o Kobo Glo, então a minha dica é pesquisar muito antes de comprar porque na minha cabeça algo voltada para a leitura em qualquer ambiente deve obrigatoriamente possuir luz né...

Falando da luz interna do Glo, é muito prático. Dá pra controlar a intensidade do brilho e também durante o dia dá para desligar o que economiza bateria.

A bateria do meu chega a durar um mês. Sério, eu recarreguei a uma semana e ainda não gastei nada. Eu queria uma bateria assim pro meu celular.

Ele é super levinho, e quanto ao tamanho (isso me deixou muitas dúvidas quando fui comprar) não sei como descrever, ele é do tamanho da minha mão aberta (mas também não dá pra descrever o tamanho da minha mão o que torna inútil a comparação). É menor do que os meus livros de edição de bolso, e quando comprei achei muito pequeno, agora já me acostumei. 

Eu comprei ele em maio e acho que ele só travou umas três vezes. Teve uma vez que entrei em desespero, ele passou a noite travado e tive que esperar a bateria acabar pra ele desligar. Não lembro o que eu fiz mas quando eu conectei no computador ele fez upgrade e ficou normal. 

Em questão de memória eu nunca nem cheguei perto de enche-la mas tem espaço para cartão.

Acho ele super bonitinho e muita gente escolhe ele por causa disso. A maior vantagem que vejo no Kindle é comprar direto na Amazon, e acho que a cultura só perde pra ela em questão de preço (pra mim entre saraiva/submarino a cultura ganha no atendimento). Mas o Kobo aceita formatos ebup e pdf então ok né...

Muita gente pergunta se ele lê Pdf direitinho e sempre digo que depende do Pdf. Tem uns que dão erro e a melhor coisa é converter pra epub, mas na maioria das vezes o problema é a letra pequena que só dá pra aumentar pelo zoom, isso fica chato na hora de passar as páginas (então converta o arquivo, é rapidinho!). Já em epub é só maravilha, você amenta a fonte, escolhe espaçamento de margem e linhas, justificado e alinhado, destaca trechos e faz anotações, não tenho do que reclamar.

Acho engraçado porque muita gente fica espantado com esse tipo de tela. Ela não dá reflexo e tem uma textura bem diferente, realmente se assemelha com o papel.

Eu acho o preço muito em conta. É mais barato que um tablet e se for pensar em investimento a longo prazo acaba que economiza em livros né. Claro que eu sempre vou preferir os livros de papel, mas pra quem não tem espaço ou dinheiro pra gastar em livros que nem são tão bons (agora eu só compro físicos que são favoritos e indispensáveis) é uma excelente opção.

Muita gente morre de medo de comprar pelo site mas foi minha unica opção já que eu moro no fim do mundo onde só tem uma livraria (mas eu amo morar aqui ok). A entrega foi dentro do prazo, e quando eu fui devolver o Touch não tive problemas e o Glo chegou logo em seguida. A dica aqui é perder o medo e qualquer problema ou dúvida entrar logo em contato com o atendimento, eles estão lá pra isso.

A verdade é que a melhor coisa no Kobo é poder ler na madrugada debaixo do cobertor quando está aquele friozinho, não tem nada melhor.

Ana Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário