"Que a sorte esteja sempre a seu favor!"


Bom hoje o dia está lindo, todo mundo feliz, exceto eu que não vou ver Em Chamas no cinema. O mais triste é que meu trecho favorito de toda a série deve acontecer nesse filme, mas fazer o que né, como não posso assistir no cinema o jeito é esperar. Mas enfim, acho que todo mundo conhece a estória, mas não custa nada sempre escrever o porque de ela ser tão boa né.


Jogos Vorazes, o primeiro livro onde tudo começa. Aqui conhecemos nossa heroína Katniss e seus companheiros de luta, Peeta, Haymitch, Cinna  e Gale. Depois que Katniss se oferece para lutar na arena no lugar de sua irmã o seu único objetivo é voltar para casa e ter sua vida de volta, sem se importar com o quanto isso irá lhe custar.
Esse é o meu livro favorito. Acho que porque não vejo muitos motivos para me enfurecer com a Katniss. Quando eu o li pela primeira vez tinha vários preconceitos e não acreditava que o livro realmente me prenderia, mas assim que terminei comecei logo Em Chamas porque é impossível não se perguntar qual é a sequência da trama.


Em Chamas já nos mostra que a vida de Katniss nunca será a mesma. Eu tenho que dar crédito a nossa protagonista aqui, porque além de pagar suas dívidas, ela não fica apenas sentada esperando ser salva, ela luta e não desisti do seu objetivo. Nesse livro também há trechos onde Peeta brilha quase tanto quanto a própria Katniss, o que me fez pensar que ele seria o líder do que quer que viesse a acontecer posteriormente. O final é um dos mais cruéis que eu já li, e fico com muita dó de todos os leitores que tiveram que esperar A Esperança por meses.


A esperança é onde a ação realmente acontece. Ele é o mais brutal e há muitos personagens que se perdem pelas páginas, não só na questão de morte, mas também de ideologias, pensamentos. Aqui a guerra destrói muitas mentes brilhantes e a própria Katniss não se sente capaz de suportar tantas tragédias. Eu chamaria de um final pessimista, mas devê-se dar os devidos créditos a Collins que não deixou nenhuma ponta solta (pelo que me lembro). Achei sensacional o relacionamento que se forjou entre Katniss e Finnick, mesmo sendo Team Peeta pra sempre. O final foi devastador e surpreendente.

Jogos Vorazes não é minha distopia favorita mas acho que é a mais bem construída. O primeiro filme não me decepcionou, a pesar de ter deixado de lado alguns detalhes, soube reunir bem o mais importante entre as páginas. 

Acho as capas até que bonitinhas e não tenho uma reclamação realmente consistente para fazer. Talvez eu só deva dizer que achei muito desnecessário tantas páginas de sofrimento no ultimo livro. Coitada, a sorte realmente nunca está a favor da Catnip.

Ana Marques

2 comentários:

  1. Amei a saga! Algo que me chama muita atenção nos livros é o fato de Katniss sempre estar com fome, ou mesmo esfomeada! Ao contrário de você eu não gostei do final de A Esperança, mas já superei isso! No mais adorei o blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Polly, que bom você por aqui!

      O final é muito difícil de superar, mas parece ser uma tendência, se a gente for olhar pro "concorrente" Divergente temos outro final bem traumatizante.

      Que bom que você gostou do blog, significa muito vindo de uma profissional como você <3

      Excluir